21 de jun. de 2011

Derramamento de petróleo no mar

   
  Um dos problemas mais sérios da poluição marinha é causada pelo derramamento de petróleo no mar, devido a vazamento nos navios petroleiros ou a lavagens de seus motores e reservatórios diretamente na água.
   Você sabe que o petróleo é menos denso que a água e que por isso flutua nela. O óleo sobre a água forma uma camada que impede a penetração do oxigênio do ar e da luz no Sol. Sabe-se também que:
   *Sem oxigénio os peixes não vivem;
   *Sem luz solar as plantas não fazem fotossíntese.
   No mar, as algas flutuantes são as maiores fornecedores de alimento para os primeiros níveis de cadeia alimentares. São ainda as maiores fornecedoras de gás oxigênio para o nosso planeta. Ao reduzir s capacidade de penetração de luz na água, o petróleo compromete a atividade de fotossíntese dás algas. Isso afeta as diversas cadeias alimentares aquáticas e oxigenação da água.
   O petróleo também adere às brânquias dos peixes e dos outros animais marinhos, matando-os por asfixia. Além disso, gruda nas penas das aves que se alimentam de peixes, impedindo seu voo.
   Nos mangues, a poluição por petróleo causa sérios danos às populações animais, matando filhotes de camarões, siris e peixes. Assim, uma grande fonte de alimento do homem, os mangues, vai sendo destruída. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário