18 de mai. de 2011

Resumo: Pré Socráticos


   Podemos afirmar que foi a primeira corrente de pensamento, surgida na Grécia Antiga por volta do século VI a.C. Os filósofos que viveram antes de Sócrates se preocupavam muito com o Universo e com os fenômenos da natureza. Buscavam explicar tudo através da razão e do conhecimento científico. Podemos citar, neste contexto, os físicos Tales de Mileto, Anaximandro e Heráclito. Pitágoras desenvolve seu pensamento desenvolvendo a ideia de que tudo preexiste a alma, já que esta é imortal. Demócrito e Leucipo defendem a formação de todas as coisas, a partir da existência do átomo.

Resumo :Pós-Socráticos

  Esta época vai do final do período clássico (320 a.C) até o começo da Era Cristã, dentro de um contexto histórico que representa o final da hegemonia política e militar da Grécia.
   Ceticismo: de acordo com os pensadores céticos, a dúvida deve estra sempre presente, pois o ser humano não consegue conhecer nada de forma exata e segura.
   Epicurismo: os epicuristas, seguidores do pensador Epicuro, defendiam que o bem era originário da prática da virtude. O corpo e a alma não deveriam sofrer para: desata forma, chega-se ao prazer.
   Estoicismo: os sábios estoicos como, por exemplo, Marco Aurélio e  Sêneca, defendiam a razão a qualquer preço. Os fenômenos exteriores a vida deviam ser deixados de lado, como a emoção, o prazer e o sofrimento.

Resumo: Pensamento Medieval


   O pensamento da idade média foi muito influenciado pela igreja Católica desta forma, o teocentrismo acabou por definir as formas de sentir, ver e também pensar durante o período medieval. De acordo com Santo Agostinho, importante teólogo romano, o conhecimento e as ideias eram de origem divina. As verdades sobre o mundo e sobre todas as coisas deviam ser buscadas nas palavras de Deus.
   Porém, a partir do século V até o século XIII, uma nova linha de pensamento ganha importância na Europa. Surge a escolástica, conjunto de ideias que visava unir a fé com o pensamento racional de Platão e Aristóteles. O principal representante dessa linha de pensamento foi, Santo Tomás de Aquino.

Os sonhos e as crises nas relações sociais


   Você não precisará de sonhos para atravessar um pequeno atrito com alguém, mas precisará deles para superar suas tempestades emocionais, para vencer uma crítica injusta, uma calúnia, uma discriminação, uma deslealdade.
   Precisará sonhar com a leveza da vida para superar as decepções causadas pelos estranhos e para vencer as mágoas causadas pelas pessoas que você ama.
   Precisará sonhar com a solidariedade para compreender os erros dos outros, perdoas seus atos insensatos, ter esperança de que um dia mudarão. Precisará de sonhos para entender que ninguém pode dar o que não tem.

Objetivos da arte Grega



  -Conhecer a arte grega nos períodos clássicos e helenísticos.
  -Identificar diferentes fases da arte grega.
  Foram os gregos que descobriram os métodos de representar o homem e a natureza na escultura, na pintura e na arquitetura.
  A arte grega nasceu com uma função prática: o artista era considerado um ser útil na sociedade e respeitados por suas habilidades artesanais.
  O artista grego ornamentava um templo, um jarro, como um profissional. Ele seguia a orientação de um mestre, e sua criatividade era limitada ao padrão da época.
  A arte grega teve seu período teve seu período de ouro chamado de período clássico, no século “V” a.C., em Atenas.
   Deram mais movimento às rígidas formas egípcias de representar, gravando no rosto de suas estátuas gregas o chamado “sorriso arcaico” (antigo), a fim de dar impressão de vida interior às estátuas.

O conflito no Saara Ocidental


   O Saara Ocidental foi invadido pelo Marrocos em 1976, e apresenta uma situação característica bastante peculiar. Para entender essa situação, é preciso conhecer alguns aspectos da história da região.
   Com a independência das últimas colônias africanas, na segunda metade da década de 1970, o atual Saara Ocidental, que desde 1884 pertencia à Espanha, passou a ser disputado por países vizinhos, principalmente o Marrocos, por ser uma região extremamente rica em fosfato.
   Em novembro de 1975, o rei marroquino Hassan realizou a marcha verde e ocupou parte da área em disputa. No ano seguinte, a Espanha cedeu a colônia ao Marrocos e a Mauritânia, que perdeu sua parte para o primeiro em 1979.
   Entretanto, desde 1973, havia ao Saara Ocidental a organização frente Polisário, que lutavam pela independência do território. Logo após a saída dos espanhóis, a Frente Polisário estabeleceu a república Aranhóis, a Frente Polisário estabeleceu a república árabe democrática Saarauí, no reconhecida pela ONU.
   Em 1987, foi construído um muro de 1800 km de extensão, separando a área sobre controle do Marrocos da área controlada pela Frente Polisário. O cessar-fogo entre as partes foi definido em 1991, mas o plebiscito que irá decidir o futuro da região, programado para 1992, ainda não foi realizado. Desde então, tropas da ONU permanecem no Saara Ocidental, Onde a Guerra já produziu mais de 10 mil mortos e quase 200 mil refugiados em países vizinhos.

Energia mecânica


   Energia mecânica é, resumidamente, a capacidade de um corpo produzir trabalho.
   Energia mecânica é a energia que pode ser transferida por meio de força. A energia mecânica total de um sistema é a soma da energia potencial com a energia cinética. Se o sistema for conservativo, ou seja, apenas forças conservativas atuam nele, a energia mecânica total conserva-se e é uma constante de movimento. A energia mecânica “E” que um corpo possui é a soma da sua energia cinética “c” mais energia potencial “p”.
   Uma força é classificada como sendo conservativa quando um trabalho realizado por ela para movê-lo de um lugar a outro independentemente do percurso, isto é, do caminho escolhido. Esclarecendo: para carregar um saco de batatas e transportá-lo morro acima. , o caminho escolhido pode ser mais longo, caminhando circularmente ou um caminho mais curto e reto, mas através de uma ladeira íngreme. A força gravitacional é um tipo de força conservativa. Um exemplo de força não conservativa é a força de atrito que também é chamado de força dissipativa.
   Há uma lei fundamental da física que é a da conservação da energia mecânica de um corpo: E=K+U= constante, se um corpo está sob a ação somente de forças conservativas. Isso equivale a dizer que se a energia cinética de um corpo aumenta, a energia potencial deve diminuir e vice-versa de modo a manter E constantante.