7 de jun. de 2010

O que é driver

  Um driver é um software que informa o sistema operativo (Windows XP, Windows Vista, etc) como se comunicar com uma peça de hardware. For example, Windows XP is installed on different hardware depending on whether the computer is made by HP, Dell, Sony, etc and so in order for Windows to work with all of the hardware, it needs a piece of software that tells it what commands it can give and what kind of responses it will receive back. É muito importante para continuamente atualizar seus controladores de dispositivos, porque às vezes as instruções não são claramente definidas ou o sistema operacional não reconhecê-los e que é quando você acabar com a tela azul da morte ou computador congela.
  E é também uma boa idéia ter um backup de todos os drivers para o caso de ter de reformatar o seu computador ou porque você não tem seu original restaurar CD que acompanha o seu sistema operacional.  
DriverMax for Windows Vista and Windows XP is a free program (you will have to register though otherwise you get a splash screen, but registration is free) that takes care of making sure you drivers are backed up. Para o Windows Vista e Windows XP é um programa gratuito (você terá que registrar embora contrário você pegar um ecran inicial, mas o registo é gratuito), que cuida de certificando-se de que os condutores são backup. It’sa small piece of software and backs up drivers fairly quickly. É uma pequena peça de software e apoia-se bastante rapidamente motoristas. It found all of my drivers and even ones I didn’t know I had, so I felt confident that it got everything. Verificou todos os meus pilotos e mesmo aqueles que não sabem eu tinha, por isso me senti confiante de que tudo começou.

Como Atualizar a BIOS do Computador


   A BIOS de um computador é o componente da placa mãe que controla os dispositivos do computador. Ela provê um sistema operacional com informações sobre o hardware, e é projetada para controlar os componentes. A BIOS normalmente é gravada em EPROM, EEPROM ou memória Flash programada com o "firmware" e tem a habilidade de salvar pequenas quantidades de informações das configurações do usuário.
   Os componentes da BIOS normalmente são soldados na placa mãe, e não podem ser mexidos. Alguns deles ficam em soquetes, permitindo sua substituição. Todos os componentes de BIOS modernos podem receber um upgrade do firmware. O processo é delicado e frágil, pois flutuações de energia durante seu andamento podem corromper irrecuperavelmente a BIOS. Muito cuidado é necessário para conseguir fazê-lo com segurança.
   Este guia vai lhe ajudar a atualizar a BIOS do seu computador de modo mais seguro. Nem todos os computadores têm BIOS do mesmo fabricante, muito menos eles seguem os mesmos processos, mas a maioria têm os mesmos passos e precauções.

Clique aqui e siga uma página para aprender a atualizar BIOS .

Cuidados antes de iniciar a formatação do computador



Cuidados na formatação
  Antes de iniciar a formatação, é importante lembrar que a operação causará a perda de todos os dados de sua máquina. O que quer dizer que o primeiro passo, antes de começar a formatação propriamente dita, é fazer uma cópia de todos os arquivos que você deseja preservar.
Isso geralmente inclui documentos de texto, fotos, arquivos de MP3, fontes e softwares que você baixou da Internet.
  A saída mais prática para fazer a cópia dos seus arquivos é utilizar um gravador de CD.
Se você não tem gravador de CD, uma alternativa é utilizar discos virtuais ou enviar os arquivos para você mesmo por e-mail. Para diminuir o tamanho dos arquivos, utilize um compactador (veja uma lista de compactadores para baixar na Info Online).

  Também é fundamental ter em mãos o CD de instalação do sistema operacional e os drivers de configuração das placas instaladas no seu micro (de áudio e vídeo, por exemplo). Esses arquivos são entregues junto com a documentação da sua máquina, quando você a compra. No caso de placas onboard -em que os dispositivos estão na placa mãe-, esses drivers costumam estar no CD da placa.
Se você utiliza banda larga, não se esqueça também do driver da placa de rede. Sem ele, você pode não conseguir configurar seu acesso à Internet, que será útil para você prosseguir com a instalação do Windows.
  Assim que instalar o sistema e se conectar à Internet, nossa sugestão é que você acesse o site Windows Update (clique aqui). Siga as instruções e baixe todas as atualizações do sistema.

Como particionar o hd ou disco rígido

  Particionar o HD é uma boa idéia para quem já esta cansado de ter que formatar o HD e perder dados importantes, também é recomendado pois vários tipos de vírus quando infectam uma máquina somente atacam o drive onde se encontra o Sistema Operacional .
   Outro caso em que é necessário criar uma partição é quando se adquiri um novo HD de forma que o Windows possa ser instalado, você pode criar quantas partições quiser, mas veja que para quem utiliza o Windows XP é recomendado que se tenha um HD com no mínimo 40 GB o qual pode ser dividido na metade, pois o Windows XP utiliza muito espaço, para criar uma partição ou particionar um HD.
Para não utilizar muito espaçoi em meu blog postei apenas este texto mas :
Clique aqui e veja algumas dicas para particionar o HD.

Dados sobre a memória do computador e formatação do hd ou disco rígido

  HD - Ttambém chamado de Hard Disk, Disco Rígido, Winchester, Drive, Memória Rom, é uma memória onde podem ser guardados arquivos de tal forma que não se percam dados quando o computador é desligado.
  Ultra ATA -   Isso indica a taxa de tranfência que o HD pode ler e gravar os dados nos discos, os HDs mais antigos não possuem esse sistema tendo sua capacidade limitada a 33Mb/s, existem hoje no mercado HDs com Ultra ATA 66Mb/s 100Mb/s e 133Mb/s.  
  Buffer ou memória Cache - A memória cache é utilizada para guardar os dados lidos ou para serem gravados, quando o sistema manda mais arquivos para serem gravados do que o HD consegue gravar, esses dados ficam na memória cache até que sejam gravadas, o mesmo acontece quando o sistema não consegue utilizar todos os dados lidos no HD, permanecendo ali até que sejam utilizadas agilizando o trabalho. Existem no mercado HDs com 2, 4 8 e 16MB de cache.
  RPM - Rotações por minuto, Os HDs atuais tem rotações entre 5400Rpm  7200Rpm e 10000Rpm, a diferença é que nas rotaçoes maiores o tempo de acesso ao arquivo é menor.
  S-ATA - Existem também os HDs chamados S-ATA, ele utiliza cabos seriais para a conexão o que diminui o ruído, aumentando o desempenho, existem HDs S-ATA com velocidades de 150Mbps e 300Mbps.
Estes tipos de HDs necessitam de controladores especiais que devem ser instalados durante a instalação do Sistema Opercaional.
  É capaz de trabalhar em pares de 2 ou mais como se fosse um só, aumentando ainda mais sua velocidade.
  Para formatar o disco será necessário o disco de inicialização.
Disco rígidoInsira o disco de inicialização e ligue a máquina, espere carregar, quando aparecer o A : digite format c:
veja que C : é o primeiro drive, caso queira formatar o drive D: por exemplo digite format D : e assim por diante ) e tecle enter, ele vai perguntar se tem certeza de que quer formatar, tecle enter de novo, quando terminar o processo o pc vai pedir para colocar um nome no volume, caso não queira nomear somente tecle enter. Atenção esta operação pode demorar pouco ou muito dependendo do tamanho do HD.