25 de mai. de 2011

Teoria das formas

  A parte central da filosofia de Platão é a teoria das  formas, ou o modo das ideias. Ideias ou formas são arquétipos imutáveis. De acordo com Platão só essas ideias/formas são constantes e reais.
   Platão divide o mundo em duas partes: o mundo das ideias, onde tudo é constante e real, e o mundo físico: em que vivemos, onde o fluxo é constante e a realidade é relativa. As formas então mantém a ordem a estrutura das ideias do mundo.
   Platão distinguiu entre dois níveis de saber: opinião e conhecimento. Afirmações relacionadas com o mundo físico, Platão as considerava uma opinião, mesmo que estivessem baseadas na lógica ou na ciência. Segundo Platão, o conhecimento é derivado da razão e não da experiência. Ele pregava que somente através da razão atingimos o conhecimento das formas.
   Platão diz que as formas têm uma realidade que vais além do mundo físico por causa de sua perfeição e estabilidade. O mundo físico se parece com as formas, mas devido a constantes mudanças nunca chega a sua perfeição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário