25 de mai. de 2011

Aguapés despoluem e descontaminam rios e lagos


    O aguapé é uma planta que pode ajudar a limpar rios e lagos poluídos ou contaminados.
   Trata-se de um vegetal nativo de regiões tropicais. É de fácil adaptação a diversos ambientes e prolifera em quase todo o território brasileiro. O aguapé foi chamado de “praga-d’água”. No Brasil, essa planta é natural da Amazônia e do pantanal.
   Esse vegetal é um recurso acessível e barato para o tratamento de rios e lagos. Estudos demonstram que o aguapé tem a propriedade de assimilar, através de suas raízes, substâncias poluidoras, especialmente matais pesados (chumbo, mercúrio, zinco, cobre); os metais pesados, venenosos, são lançados na agua por indústrias químicas.
   As raízes do aguapé assimilam e retiram da água também os nutrientes que desencadeiam o desenvolvimento de bactérias patogênicas (que causam doenças). Assim podem contribuir também para descontaminar a água.
   O tratamento de água com aguapés foi utilizado experimentalmente entre os anos de 1981 e 1985, no rio Piracicaba, um dos mais poluídos do estado de São Paulo. Esse tratamento também está sendo adotado desde 1985 na usina Costa Pinto (no mesmo rio Piracicaba). Em 1994 foi empregado em Ubatuba, para limpar as estações de esgotos daquela cidade.

3 comentários:

  1. e se eu não tiver aguapés meu kingio não tera cria?só tenho planta artificial sera que serve ou tenho que comprar urgente

    ResponderExcluir
  2. aonde posso achar esses aguapés aki ein campinas ?

    ResponderExcluir