25 de mai. de 2011

O conceito de história do século XIX ao XX

 Hegel afirmava que a história é a realidade, que a razão, a verdade e os seres humanos são essenciais e necessariamente históricos. Com base nessa concepção, a história passou a ser entendida pela história de progresso, que Comte atribuía ao desenvolvimento das ciências, as quais permitiriam aos seres humanos “saber para prever, prever para prover”. Nesse sentido, o conhecimento, o desenvolvimento social se faria pelo aumento do conhecimento científico da sociedade.
   No século XX, os filósofos passaram a pensar a história, não mais como progresso das ciências, ou etapas de formação social (cultura adiantado e cultura atrasado), como pensaram Hegel e Comte. E sim, como processo de razão e da sociedade como descontínua e não progressiva, de que cada sociedade tem sua história própria em vez de ser apenas uma etapa numa história universal das civilizações. A partir de então, a ideia de progresso passou a ser criticada.

17 comentários:

  1. obrigada me ajudou bastante no meu trabalho!!
    bjsssssssss::::::

    ResponderExcluir
  2. valeu vc me ajudou muito meu trabalho ficou swow

    ResponderExcluir
  3. Di nada, aqui a minha função é essa passar as informações "possíveis"!

    ResponderExcluir
  4. Brother parabéns,me ajudou muito!!
    Muito bom seu Blog.
    Abraço. Ass: Arthur de Porto Alegre

    ResponderExcluir
  5. muito bom que você continue esse seu trabalho para ajudar-nos cada vez mais.
    Ass: Tiago de Porto Alegre

    ResponderExcluir
  6. muito interessante e verdadeiramente um meio de estar ser pensar.

    ResponderExcluir
  7. Posta fonte bibliografica para aquilo que voce diz! um grande problema de confiar em coisas que lemos na internet é que elas nao referenciam de onde vieram!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vai toma no cu diabo pq naum coloco mais resumido

      Excluir
  8. muito obrigada consegui realizar minha questao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ameii parabens pelo trabalhoo muito bom msm me ajudou muito

      Excluir
  9. Esse resumo me ajudou no meu trabalho de filosofia.Valeu!

    ResponderExcluir