18 de mai. de 2011

O conflito no Saara Ocidental


   O Saara Ocidental foi invadido pelo Marrocos em 1976, e apresenta uma situação característica bastante peculiar. Para entender essa situação, é preciso conhecer alguns aspectos da história da região.
   Com a independência das últimas colônias africanas, na segunda metade da década de 1970, o atual Saara Ocidental, que desde 1884 pertencia à Espanha, passou a ser disputado por países vizinhos, principalmente o Marrocos, por ser uma região extremamente rica em fosfato.
   Em novembro de 1975, o rei marroquino Hassan realizou a marcha verde e ocupou parte da área em disputa. No ano seguinte, a Espanha cedeu a colônia ao Marrocos e a Mauritânia, que perdeu sua parte para o primeiro em 1979.
   Entretanto, desde 1973, havia ao Saara Ocidental a organização frente Polisário, que lutavam pela independência do território. Logo após a saída dos espanhóis, a Frente Polisário estabeleceu a república Aranhóis, a Frente Polisário estabeleceu a república árabe democrática Saarauí, no reconhecida pela ONU.
   Em 1987, foi construído um muro de 1800 km de extensão, separando a área sobre controle do Marrocos da área controlada pela Frente Polisário. O cessar-fogo entre as partes foi definido em 1991, mas o plebiscito que irá decidir o futuro da região, programado para 1992, ainda não foi realizado. Desde então, tropas da ONU permanecem no Saara Ocidental, Onde a Guerra já produziu mais de 10 mil mortos e quase 200 mil refugiados em países vizinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário