1 de ago. de 2010

História da capoeira



  O  surgimento da  Capoeira no Brasil foi devido as condições em que os  escravos eram  obrigados  a viver , condições  que  muitas  vezes os levavam a morte.
  A  Capoeira  é  uma  luta  de  defesa  e  ataque em que os praticantes  usam  os  pés e  a  cabeça sendo as mãos de menor uso mas nunca de menor importância tanto para o ataque como na defesa .
  Os europeus acostumados a lutar com as mãos não tinham  a menor  chance contra os negros e perdiam fácil  . Os senhores  de engenhos proibiram então a prática dessa luta entre  os  escravos , sofrendo  pressão da Polícia Imperial e Milícia Republicana, Os negros porém acharam uma solução: disfaçaram  a Capoeira colocando mimicas e danças acompanhadas de músicas.
  "Capoeira é um diálogo de corpos, eu venço quando o meu parceiro não tem mais respostas para as minhas perguntas"
  A Capoeira (de Angola) tem um número relativamente pequeno de golpes que podem, no entanto, atingir uma harmoniosa complexidade através de suas variações. Assim como amúsica tem apenas sete notas. Os seus principais golpes são: Cabeçada, Rasteira, Rabo de Arraia, Chapa de Frente, Chapa de Costas, Meia Lua e Cutilada de Mão.
  A Capoeira é a única modalidade de luta marcial que se faz acompanhada por instrumentos  musicais. Isso deve-se basicamente às suas origens entre os escravos, que dessa formadisfarçavam a prática da luta numa espécie de dança, enganando os senhores de engenho e os capitães-do-mato.
Um bom Capoeirista tem obrigação de saber tocar e cantar os temas da Capoeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário