25 de abr. de 2010

Metrópole e Região Meropolitana

O que é metrópole?

As metrópoles correspondem a centros urbanos de grande porte; é a "cidade-mãe", quer dizer; é a cidade que possui os melhores equipamentos urbanos do país (metrópole nacional) ou de uma grande região do país (metrópole regional).
A metrópole lidera a rede urbana á qual está integrada e exerce uma forte influência sobre as cidades de menor porte, podendo transformar-se num pólo regional, nacional ou mundial.
Exemplos de metrópoles nacionais: Nova Iorque, Tóquio, Sídnei, São Paulo e Rio de Janeiro; regionais: Lion (sudeste da França), Vancouver (litoral do Pacífico canadense), Seattle (noroeste dos EUA) e Belém (Região Norte do Brasil).
A partir da década de 50, o crescimento e a multiplicação das metrópoles foi espetacular. Em 1950, por exemplo, só existiam sete cidades com mais de 5 milhões de habitantes, a passo que em 1990 já existiam dezenas de cidades com mais de 5 milhões de habitantes. Muitas delas se expandiram tanto seus limites acabaram se encontrando com os limites de outros municípios vizinhos, formando enormes aglomerações chamadas regiões metropolitanas.

O que é região metropolitana?

É o "conjunto de municípios contíguos e integrados a uma cidade principal (metrópole), com serviço públicos de infra-estrutura comuns".
As cinco maiores aglomerações ou regiões metropolitanas do mundo em 1990 (conforme estimativas) e suas respectivas populações eram: Tóquio (23,4 milhões), Cidade do México (22,9 milhões), Nova Iorque (21,8 milhões), São Paulo (19,9 milhões), Xangai (17,7 milhões) e Pequim (15,3 milhões). No ano 2000, a maior aglomeração metropolitana do mundo será a Cidade do México, com 32 milhões de habitantes, o equivalente à população da Argentina em 1990.
O Brasil possui nove regiões metropolitanas, que em 198 concentravam 40,6 milhões de pessoas ou 30% da população do país. A região metropolitana de São Paulo, a maior de todas, contava com 15,3 milhões de habitantes, distribuídos pelos seus 38 municípios.

3 comentários:

  1. showwwwwwww de bolaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  2. So um erro técnico:Na formação de uma região ou área metropolitana nao precisa haver necessariamente a presença de uma métrópole(Vitória,Natal,São luiz...)

    ResponderExcluir
  3. adorei me serviu muito tá de parabéns!!!!

    ResponderExcluir