25 de mai. de 2011

Reaproveitando restos de peixe

   As partes dos peixes não aproveitadas como alimento, tais como cabeça, nadadeiras e vísceras, podem ser comercialmente reutilizadas. A reciclagem dessas partes em ração contribui de várias maneiras tanto para o meio ambiente como para quem a realiza.
   A transformação desse tipo de lixo orgânico em adubo pode ser realizada por meio de técnicas de compostagens semelhantes àquelas usadas para os jardins caseiros, observando os mesmos cuidados de higiene, já que restos podem atrair insetos ou mesmos animais indesejáveis, como ratos ou baratas.
  Conforme estudos realizados por pesquisadores norte-americanos, uma boa receita é misturar em um recipiente as partes não aproveitadas dos peixes e aguardar a ação dos microrganismos. Esses minúsculos seres, que transformam a matéria em seus componentes originais, geram altas taxas de calor, que age exalando odores. Por isso, o aproveitamento de restos de peixe deve ser feito em local adequado. Ao término de alguns meses, estará pronto um adubo rico, com grande potencial de utilização em atividades agrícolas ou em jardinagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário