O solo se origina de matriz ou rochas-mãe .Durante o dia essa rocha é aquecida e se dilata ligeiramente ;à noite ela se esfria e se contrai .Lentamente ,com o tempo ,esse processo vai se fragmentando a rocha .
O veto e a água do mar ou de um rio se chocam contra a rocha .Ambos carregam partículas sólidas .O choque contínuo dessas partículas sólidas contra a rocha provoca ,lentamente a sua fragmentação .
Assim ,o calor ,o frio ,o vento e a água ,entre outros fatores ,fragmentam ,pulverizam ,esfarinham a rocha ,transformando a sua superfície e originando partículas cada vez menores ;essas partículas irão formar a parte mineral do solo .
Seres vivos podem se instalar na superfície pulverizada da rocha :liquens ou algumas plantas rasteiras por exemplo .As raízes das plantas podem penetrar nas fendas da rocha ,fragmentando-a ainda mais .
Folhas e galhos que caem ,fezes de animais e os organismos que morrem são incorporados nesse solo em formação .Esse material incorporado irá formar a parte orgânica do solo .O material orgânico será decomposto por bactérias e fungos ,originando sais minerais diversos .
Ao mesmo tempo ,a parte mineral e a parte orgânica deixam espaços ou poros entre si ;os poros serão preenchidos pela água e pelo ar .Este solo ,agora completamente formado ,poderá então abrigar várias espécies de seres vivos e contribuir para a sua sobrevivência .
O subsolo ,abaixo do solo ,contém pouca ou nenhuma matéria orgânica .Nele ,o número de microorganismos é muito pequeno e a água e o ar circulam com maior dificuldade .