11 de set. de 2011

Dicas para ter um bom dia

   Existem certos dias que não saem como a gente planejou, parece que tudo acontece de uma forma estranha, muitas vezes de maneira inaceitável, e com isso você só vem se desgastando e aumentando o seu stress. Muitas vezes ainda encontra discórdias em sua casa, após um dia cansativo de trabalho, e com isso você a cada dia que passa perde a alegria de viver.

   Mas vamos lhe proporcionar algumas dicas para você ter um dia melhor, e ao se deitar poder dizer que foi um bom dia. Em primeiro lugar, tenha em mente que é preciso também se esforçar para fazer de seu dia, um dia melhor. Obviamente que os problemas vão se levantar, as dificuldades, enfim, mas é preciso ser forte, se esforçar para não cair, e se por ventura cair ou mesmo tropeçar não se desanimar, seja em qualquer área de sua vida, olhe sempre para frente, utilize os seus erros para crescer cada vez mais e nunca se desanime diante de uma falha.
 Ao levantar, abra sua janela, olhe para cima, e agradeça a Deus por mais um dia de vida. Entregue seu dia à Ele, pois não alguém melhor para cuidar e te proteger. Assim poderás ver uma mudança repentina no seu dia, e a angustia e o sentimento de derrota, será totalmente transformado, juntamente com o seu dia e a sua vida toda!

Dicas de beleza masculina: BARBA

   O público masculino constitui o mais novo grupo de consumidores de produtos de beleza. Cuidar da aparência já não é mais coisa de mulher, os homens estão cada vez mais vaidosos e exigentes em relação à imagem. Prova disso são os resultados da pesquisa realizada pela Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), que demonstrou que o setor de beleza masculina no país movimenta cerca de R$ 800 milhões, que corresponde a aproximadamente a uma fatia de 10% do mercado de cosméticos nacional.
   Na hora de fazer a barba, é imprescindível utilizar um creme de barbear. Ele amacia os pêlos, fazendo a lâmina deslizar com mais facilidade, sem danificar a pele. Cada vez que um homem se barbeia, remove a camada hidrolipídica, que protege a pele. Portanto, é essencial a escolha de um bom produto, que prepare a pele e minimize esse fato, evitando irritações e inflamações.
   As loções pós-barba devem ser escolhidas de acordo com o tipo de pele de cada um. O mercado já disponibiliza produtos adequados para cada tipo de pele, em versões creme e gel, para proporcionar um efeito mais eficaz. 
   Depois dos 40 anos, o organismo do homem começa a sofrer um declínio na produção e renovação do colágeno, diminuindo o tônus da pele e a beleza dos cabelos. Uma dica para reduzir esses efeitos é consumir 10g de colágeno hidrolisado por dia. 
  

18 de jul. de 2011

Reprodução dos crustáceos


   Consideramos a lagosta:
   O macho possui testículos que produzem espermatozoides; a fêmea tem o ovário, que produz óvulos. A fêmea expele os óvulos, que ficam colados na parte exterior de seu corpo por meio de uma substância viscosa. Durante a união sexual (cópula) o macho libera espermatozoides, fecundando os óvulos. Os ovos continuam presos ao corpo da fêmea até se transformarem em novas lagostas.
   Antes de atingirem sua forma adulta, alguns crustáceos, como o camarão, apresentam formas de larva.

Os insetos têm reprodução sexuada

    Em cada espécie existem machos e fêmeas. Cada um deles apresenta um aparelho reprodutor específico.
   Durante a união sexual, o macho lança os espermatozoides no interior da fêmea, que os armazena durante algum tempo numa espécie de bolsa denominada espermateca. Os óvulos são produzidos nos ovários da fêmea e vão sendo fecundados pelos espermatozoides armazenados na espermateca, originando ovos.
   Depois de lançados para fora do corpo da fêmea, os ovos dão origem a novos insetos.
   Alguns insetos depositam seus ovos no solo, dentro de frutas ou no corpo de outros animais. Você já deve ter visto uma maçã ou uma goiaba bichada. Esse bicho é a larva de um inseto.

21 de jun. de 2011

Unidade de ar e a vida


   O vapor da água vai para a atmosfera e, ao se condensar, forma as nuvens. Ele se mistura com o ar, tornando-o úmido. A umidade do ar é muito importante para os seres vivos.
   Em certas regiões do Brasil, há épocas do ano em que o ar fica muito seco (quase sem umidade). É o que acontece no centro-oeste, onde fica Brasília. Nessas épocas, muitas pessoas apresentam dificuldades respiratórias.
   Os médicos então recomendam colocar recipientes com a água perto da cama e em outros pontos da casa. O vapor da água umedece a mucosa das vias respiratórias (nariz, faringe, etc.), facilitando a respiração. 

Rios também morrem por asfixia

   Um rio é um ecossistema composto por seres vivos que tiram do meio alimento e oxigênio. A proliferação anormal de bactérias pode acabar com o oxigênio dissolvido na água; assim, aqueles seres morrem por asfixia.
   Todo rio tem uma capacidade natural de autodepuração ou limpeza, que é realizada por uma quantidade também natural de bactérias. Assim, os rios são capazes de digerir os resíduos orgânicos que são despejados em seu leito. A quantidade de bactérias aumenta na mesma medida em que cresce o volume de detritos. Acontece que a capacidade do rio em absorver oxigênio tem limite. A proliferação de bactérias acaba consumindo todo o oxigênio que o rio absorveu. Assim, ali morremos seres vivos aeróbicos, que dependem da presença do gá oxigênio para a sua sobrevivência.
   Exemplo de rio morto é o Tietê quando ele passa pela região de São Paulo. Nesse trecho, o rio Tietê recebe um volume de esgoto tal que supera 22 vezes sua capacidade de autodepuração dos materiais orgânicos continua sedo feita por bactérias anaeróbicas, que proliferam mesmo sem oxigênio. Algumas bactérias anaeróbicas liberam gás chamado sulfídrico, um dos responsáveis pelo mau cheiro do rio Tietê.
   

Parasitismo

 O parasitismo é uma associação em que seres de uma espécie (parasitas) se alojam externa ou internamente em seres de outra espécie (hospedeiros) causando-lhes lesões, intoxicações e às vezes à morte.
   Nessa relação, o parasita é beneficiado (obtém alimentos) e o hospedeiro é prejudicado.
   Piolhos, pulgas e carrapatos são exemplos de parasitas que se alojam externamente em seus hospedeiros. Tênias (solitárias), lombrigas, bactérias de tuberculose e de cólera são exemplo de parasitas que se alojam internamente em seus hospedeiros.
   Podemos considerar algumas diferenças entre um predador e um parasita. Um predador geralmente mata a sua presa e é maior do que ela; o parasita nem sempre mata o seu hospedeiro e é menor do que ele. 

O Minotauro


 É um dos mitos mais conhecidos e já foi tema de filmes, desenhos animados, peças de teatro, jogos etc. Esse monstro tinha corpo de homem e cabeça de touro. Forte e feroz, habitava um labirinto da ilha de Creta. Alimentava-se de sete rapazes e sete moças gregas, que deveriam ser enviadas pelo rei Egeu ao Rei Minos, que os enviavam ao labirinto, porém acabavam se perdendo no labirinto ou mortos pelo monstro.
   Certo dia, o rei Egeu resolveu enviar para a ilha de Creta seu filho, Teseu, que deveria matar o minotauro. Teseu recebeu da filha do rei de Creta, Ariadne, um novelo de lã e uma espada. O herói entrou com um golpe de espada e saiu usando o fio de lã que havia marcado todo caminho percorrido.
   

O meio ambiente na Constituição


  O conhecimento sobre a Terra vem evoluído desde os primórdios da civilização. Mas foi no século XX que os governantes, os cientistas e a população em geral começaram realmente a se preocupar com o meio ambiente e as condições de vida da flora, da fauna e do próprio homem.
   Hoje, pelo menos uma constatação já é aceita por todos: nosso planeta possui recursos naturais limitados e o homem tem sido o principal responsável pelo esgotamento desses recursos. Essa preocupação tornou-se tão fundamental que a preservação da natureza passou a ser lei em vários países. E as atividades humanas transformadoras da natureza (mineração, garimpagem, pesca predatória, queimadas) não escaparam dessa lei.
   Na constituição do Brasil, por exemplo, o capítulo sobre o meio ambiente anuncia:
   “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defende-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.
   A reciclagem de materiais é uma das principais maneiras de ajudar a natureza a recompor o que o homem utilizou. Se cada um fizer a sal parte, todos teremos condições de desfrutar dos recursos que a natureza sempre ofereceu sem cobrar nada por isso.

O ar se movimenta e forma os ventos

   Embora não se possa pegar nem ver o vento, percebemos e sentimos sua existência por meio de seus efeitos: o movimento das folhas e dos ramos das árvores, o eriçar da superfície de um lago, nossa pele e cabelo sendo tocados por ele, etc.
O vento é o ar em movimento:
   Agora, observe a figura abaixo. Uma camada de ara aquecida pelo calor do sol se expande. Ao expandir-se, fica menos densa e sobe. Uma camada de ar frio também é aquecida e sobe. Assim, vão se formando as correntes de ar, que constituem os ventos. Nas regiões mais quentes, onde o ar é menos denso, a pressão atmosférica é menor do que nas regiões mais frias, onde o ar é mais denso. Por essa razão, o vento sempre se dirige das regiões de baixa pressão.

No topo de uma montanha a pressão do ar é menor

  
   Imagine um alpinista que está chegando a 800 metros acima do nível do mar. Se sobre ele existe menor quantidade de ar do que sobre aquelas pessoas que estão na praia, é lógico que a pressão atmosférica exercida por essa massa de ar é menor do que a pressão atmosférica exercida pela massa de ar que está sobre as pessoas da praia.
   Como a pressão atmosférica varia com a altitude, o mesmo aparelho que mede a pressão pode, indiretamente, medir a altitude em relação ao nível do mar. Por isso o barômetro, instrumento que mede pressão, é também usado como altímetro, instrumento que mede a altitude.
   No caso do barômetro de mercúrio, a medida da pressão é feita diretamente pela medida de altura da coluna de mercúrio. Para utilizar esse barômetro como medidor de altitude, é preciso saber como a pressão se reduz com a altitude.
   Essa redução, nas camadas mais baixas, é aproximadamente 9 mm a cada 100 metros de altitude, mas não é constante. Como o ar vai se tornando rarefeito à medida que se sobe, a pressão é mais reduzida nas camadas mais altas da atmosfera.

Neurônio: A unidade do sistema nervoso

   As células típicas do sistema nervoso, os neurônios, têm forma bastante adaptada à sua função. São muito longas, chegando às vezes a quase um metro de comprimento. Esse formato lhe permite conduzir, de uma região para outra, as mensagens do sistema nervoso, que também são chamados impulsos nervosos.
   O neurônio tem um corpo celular, onde fica o núcleo e uma parte do citoplasma. Do corpo celular, saem vários prolongamentos chamados dendritos. Do outro lado, há outro prolongamento, o axônio. O axônio e dendritos são chamados  fibras nervosas, e têm o papel de conduzir os impulsos nervosos.
   Nem sempre as terminações curtas são dendritos: nem sempre as longas são axônio. O critério para classificar uma fibra nervosa como dendritos é o fato de ela sempre fazer o impulso para o corpo celular. O axônio, ao contrário, leva o impulso para fora do corpo celular.
Tipos de neurônios
   Há três tipos de neurônios em nosso sistema nervoso:
   Neurônios sensoriais: trazem informações dos órgãos dos sentidos até a medula espinhal ou encéfalo. Geralmente, possuem dendritos longos e um axônio curto.
   Neurônios motores: levam da medula ou do encéfalo, as ordens que serão executadas pelos músculos ou pelas glândulas. Comumente, têm dendritos curtos e um axônio longo.
   Neurônio de associação: são também chamados neurônios de conexão. Estão presentes no interior dos centros nervosos (medulas espinhal e encéfalo) e fazem a ligação entre neurônios sensoriais e motores.

Método platônico

A primeira etapa do processo de conhecimento é dominada pelas impressões ou sensações advindas dos sentidos. Essas impressões sensíveis são responsáveis pela opinião que temos da realidade. A opinião representa o saber que temos sem tê-lo procurado metodicamente. O conhecimento, entretanto, para ser autêntica, deveria ultrapassar as esferas das expressões sensoriais, o plano da opinião é penetrar na esfera racional do mundo das ideias.
   Episteme: dialética (conhecimento verdadeiro, autêntico) A tese refere-se ao objeto, a imagem do objeto é a antítese, o que eu já conheço, um difere do outro, da observação entre o que conhecemos (antítese) e o que estamos conhecendo (tese) é produzido o que chamamos de síntese, ideia que ficara em nossa consciência até retornarmos ao objeto inicial, a tese.

Filosofia Medieval ou Escolástica (V ao XIV d.C).

   No século VIII, Carlos Magno resolveu organizar o ensino por todo o império e fundar escolas ligadas às instituições católicas. A cultura greco-romana, guardadas nos mosteiros até então, voltou a ser divulgada, passando a ter influência mais marcante das reflexões da época. Era a renascença carolíngia. 
   Tendo a educação romana como modelo, começaram a serem ensinadas as seguintes matérias: gramática, retórica, e dialética (o trivium) e geometria (o quatrivum). Todas estas estavam, no entanto, ligadas à teologia.
   A função dessas escolas e das primeiras universidades no século XI fez surgir uma produção filósofo-ecológica denominada escolástica (da escola).
   A partir do século XIII, o aristotelismo penetrou de forma profunda no pensamento escolástico, marcando-o definitivamente. Isso se deveu à descoberta de muitas obras de Aristóteles, de harmonização entre fé e razão manteve-se, no entanto, como problema básico de especulação filosófica. 

Derramamento de petróleo no mar

   
  Um dos problemas mais sérios da poluição marinha é causada pelo derramamento de petróleo no mar, devido a vazamento nos navios petroleiros ou a lavagens de seus motores e reservatórios diretamente na água.
   Você sabe que o petróleo é menos denso que a água e que por isso flutua nela. O óleo sobre a água forma uma camada que impede a penetração do oxigênio do ar e da luz no Sol. Sabe-se também que:
   *Sem oxigénio os peixes não vivem;
   *Sem luz solar as plantas não fazem fotossíntese.
   No mar, as algas flutuantes são as maiores fornecedores de alimento para os primeiros níveis de cadeia alimentares. São ainda as maiores fornecedoras de gás oxigênio para o nosso planeta. Ao reduzir s capacidade de penetração de luz na água, o petróleo compromete a atividade de fotossíntese dás algas. Isso afeta as diversas cadeias alimentares aquáticas e oxigenação da água.
   O petróleo também adere às brânquias dos peixes e dos outros animais marinhos, matando-os por asfixia. Além disso, gruda nas penas das aves que se alimentam de peixes, impedindo seu voo.
   Nos mangues, a poluição por petróleo causa sérios danos às populações animais, matando filhotes de camarões, siris e peixes. Assim, uma grande fonte de alimento do homem, os mangues, vai sendo destruída. 

Componentes variáveis do ar atmosférico

   O vapor da água, os micróbios (invisíveis aos nossos olhos), a fuligem e a poeira são componentes que podem estar presentes no ar atmosférico em porcentagem variável.
   Analise estes exemplos:
   -Existem dias úmidos, em que há maior quantidade de vapor de água no ar, e dias secos, em que a quantidade de vapor de água no ar é menor.
   -Um carro numa estrada de terra levanta muita poeira, que vai para o ar. No entanto, numa estrada de asfalto, a quantidade de  poeira que ele levanta é bem menor.
   -Nas proximidades de uma fábrica que não filtra sua fumaça a quantidade de fuligem no ar é superior à quantidade existente perto  de outra fábrica que usa filtros nas chaminés.
   Então, a presença desses componentes no ar atmosférico depende de certos fatores, como a umidade, o vento e a poluição.
   O vapor de água, a poeira, a fuligem e os micróbio são, portanto, os componentes variáveis do aratmosféico.

Como se mede a umidade do ar

  
A umidade do ar é medida diariamente nas estações meteorológicas. O instrumento que se usa para essa medição é chamado de higrômetro.
   Existem higrômetros digitais que fornecem a umidade do ar diretamente e higrômetros analógicos. Estes últimos são dotados de um ponteiro ligado a um dispositivo. Sensível a umidade do ar. Dependendo da umidade do ar, esse ponteiro move-se para cima ou para baixo. As oscilações do ponteiro podem ser medidas diretamente numa escala graduada ou registrada numa folha de papel presa a um cilindro giratório.

Centros nervosos: o encéfalo e a medula espinhal

   O encéfalo e a medula espinhal são chamados, em conjunto, de sistema nervoso central. É o sistema nervoso central que chegam as informações sensoriais, e é dele que saem as ordens destinadas aos músculos e às glândulas.
   O encéfalo é a parte do sistema nervoso  que fica no interior de nosso crânio, as pessoas, muitas vezes, usam a palavra “celebro” para designar o encéfalo.
   A medula espinhal é o prolongamento do encéfalo que fica protegido no interior da coluna vertebral. Se você já comeu pescoço de frango, deve ter notado um cordão branco passando por entre as vértebras: é a medula espinhal. 

Barômetro, medindo a pressão atmosférica.

   
No século XVII, o físico italiano Torricelli construiu o primeiro dispositivo capaz de medir a pressão atmosférica; o barômetro.
   Para isso usou um tubo de mais ou menos 1 metro de comprimento, fechado numa das extremidades. Encheu-o completamente o mercúrio, um metal líquido prateado e denso. Tapou com o dedo a extremidade aberta e, invertendo o tubo, mergulhou-o num recipiente que também continha mercúrio.
   Retirando o dedo que tapava o tubo, Torricelli então pode observar que o mercúrio não desceu completamente do tubo para o recipiente, mas manteve-se a uma altura de 76 cm acima do nível do mercúrio do recipiente. A parte superior do tubo ficou fazia.
   Por que o mercúrio não desceu completamente do tubo para o recipiente, ficando vazia a parte superior do tubo? Porque a pressão atmosférica exercida sobre a superfície do mercúrio contido no recipiente não permitiu que todo o mercúrio saísse do tubo.
   Pelo fato da experiência ter sido realizada ao nível do mar, convencionou-se que a pressão atmosférica ao nível do mar é igual à pressão de uma coluna de mercúrio de 76 cm de cultura. Em outras palavras, a pressão atmosférica ao nível do mar é de aproximadamente 76 cm de mercúrio (ela varia com a temperatura e a umidade do ar). 

Aurora boreal e aurora austral

   A aurora boreal e a aurora austral são fenômenos luminescentes, ou seja, em que ocorre a emissão de luz. Aparecem na atmosfera dos hemisférios norte e sul. Nesses hemisférios estão localizados os dois polos magnéticos da terra.
   As partículas emitidas pelo Sol interagem com as partículas da atmosfera e sob a ação do campo magnético terrestre produzem faixas multicoloridas e brilhantes.
   Quando acontece no hemisfério norte, a aurora é boreal. No hemisfério sul, a aurora é austral. 

Alguns cuidados com nosso sistema esquelético

   
Os cuidados com o esqueleto começa infância. Lembre-se da importância de haver vitamina D e sais minerais em quantidade suficiente na dieta.
   Além disso, exercícios físicos adequados garantem uma estrutura óssea normal, sobretudo nas articulações. Talvez você já tenha observado que um braço, ao permanecer engessado por longo tempo, torna-se mais fino.  Nesse caso, tanto os músculos como os próprios ossos sofreram atrofia, isto é, diminuíram de tamanho pela falta de exercício.
   Posturas corretas quando estamos em pé, sentados ou deitados  são também importantes, particularmente na juventude, para evitarmos deformações na coluna vertebral. É recomendável evitar o uso de mochilas muito pesadas. Para levantar um peso do chão devemos dobrar os joelhos, e não abaixar a coluna.

25 de mai. de 2011

Definições de cultura do século XIX e XX.

   No século XIX, como um modo próprio e específico da existência dos seres humanos. Em consonância com a ideia de progresso da humanidade e de história universal das civilizações, haveria uma única grande cultura em desenvolvimento ou em progresso, da qual  a diferentes culturas seriam fases ou etapas.
   Os filósofos do século XX, afirmam que não há cultura universal ou nacional, mas culturas diferentes, e que a pluralidade de culturas e as diferenças entre elas não se devem à nação, pois a ideia de nação é uma criação cultural, e não se devem à nação, pois a ideia de nação é uma criação cultural, e não a causa das diferenças culturais. Cada cultura inventa seus modo de relacionar-se com o tempo, de criar sua linguagem, de elaborar seus mitos e suas crenças, de organizar o trabalho e as relações sociais, de criar suas obras de pensamento e arte.
   Cada uma, em decorrência das condições históricas, geográficas e políticas que se forma, tem seu modo próprio de organizar o poder e a autoridade, de produzir seus valores.

Lixo uma fonte de energia

Lixo uma fonte de energia
   O lixo pode ser uma valiosa fonte de combustível. A quantidade correspondente a 100 milhões de toneladas de lixo é capaz de substituir cerca de 15 milhões de toneladas de carvão. Em países como a Suécia, por exemplo, quase metade do lixo doméstico é queimada para produzir energia e aquecer casas e escritórios.
   O próprio solo onde o lixo é despejado pode ser útil na geração de energia: ao se decompor; o lixo produz metano ( principal componente do gás natural). Nos Estados Unidos há muitos sistemas de extração de gás formado em aterros sanitários. Essa tecnologia tem se difundido cada vez mais, provando que o esgoto pode ser utilizado como fonte de energia. Milhões de casas em zonas rurais nos países em desenvolvimento usam biodigestores, tanques enterrados no solo, onde são despejados detritos esterco animal. Através da ação das bactérias, este material gera o metano ou “biogás”.

O conceito de história do século XIX ao XX

 Hegel afirmava que a história é a realidade, que a razão, a verdade e os seres humanos são essenciais e necessariamente históricos. Com base nessa concepção, a história passou a ser entendida pela história de progresso, que Comte atribuía ao desenvolvimento das ciências, as quais permitiriam aos seres humanos “saber para prever, prever para prover”. Nesse sentido, o conhecimento, o desenvolvimento social se faria pelo aumento do conhecimento científico da sociedade.
   No século XX, os filósofos passaram a pensar a história, não mais como progresso das ciências, ou etapas de formação social (cultura adiantado e cultura atrasado), como pensaram Hegel e Comte. E sim, como processo de razão e da sociedade como descontínua e não progressiva, de que cada sociedade tem sua história própria em vez de ser apenas uma etapa numa história universal das civilizações. A partir de então, a ideia de progresso passou a ser criticada.

Reaproveitando restos de peixe

   As partes dos peixes não aproveitadas como alimento, tais como cabeça, nadadeiras e vísceras, podem ser comercialmente reutilizadas. A reciclagem dessas partes em ração contribui de várias maneiras tanto para o meio ambiente como para quem a realiza.
   A transformação desse tipo de lixo orgânico em adubo pode ser realizada por meio de técnicas de compostagens semelhantes àquelas usadas para os jardins caseiros, observando os mesmos cuidados de higiene, já que restos podem atrair insetos ou mesmos animais indesejáveis, como ratos ou baratas.
  Conforme estudos realizados por pesquisadores norte-americanos, uma boa receita é misturar em um recipiente as partes não aproveitadas dos peixes e aguardar a ação dos microrganismos. Esses minúsculos seres, que transformam a matéria em seus componentes originais, geram altas taxas de calor, que age exalando odores. Por isso, o aproveitamento de restos de peixe deve ser feito em local adequado. Ao término de alguns meses, estará pronto um adubo rico, com grande potencial de utilização em atividades agrícolas ou em jardinagem.

Teoria das formas

  A parte central da filosofia de Platão é a teoria das  formas, ou o modo das ideias. Ideias ou formas são arquétipos imutáveis. De acordo com Platão só essas ideias/formas são constantes e reais.
   Platão divide o mundo em duas partes: o mundo das ideias, onde tudo é constante e real, e o mundo físico: em que vivemos, onde o fluxo é constante e a realidade é relativa. As formas então mantém a ordem a estrutura das ideias do mundo.
   Platão distinguiu entre dois níveis de saber: opinião e conhecimento. Afirmações relacionadas com o mundo físico, Platão as considerava uma opinião, mesmo que estivessem baseadas na lógica ou na ciência. Segundo Platão, o conhecimento é derivado da razão e não da experiência. Ele pregava que somente através da razão atingimos o conhecimento das formas.
   Platão diz que as formas têm uma realidade que vais além do mundo físico por causa de sua perfeição e estabilidade. O mundo físico se parece com as formas, mas devido a constantes mudanças nunca chega a sua perfeição.

Aguapés despoluem e descontaminam rios e lagos


    O aguapé é uma planta que pode ajudar a limpar rios e lagos poluídos ou contaminados.
   Trata-se de um vegetal nativo de regiões tropicais. É de fácil adaptação a diversos ambientes e prolifera em quase todo o território brasileiro. O aguapé foi chamado de “praga-d’água”. No Brasil, essa planta é natural da Amazônia e do pantanal.
   Esse vegetal é um recurso acessível e barato para o tratamento de rios e lagos. Estudos demonstram que o aguapé tem a propriedade de assimilar, através de suas raízes, substâncias poluidoras, especialmente matais pesados (chumbo, mercúrio, zinco, cobre); os metais pesados, venenosos, são lançados na agua por indústrias químicas.
   As raízes do aguapé assimilam e retiram da água também os nutrientes que desencadeiam o desenvolvimento de bactérias patogênicas (que causam doenças). Assim podem contribuir também para descontaminar a água.
   O tratamento de água com aguapés foi utilizado experimentalmente entre os anos de 1981 e 1985, no rio Piracicaba, um dos mais poluídos do estado de São Paulo. Esse tratamento também está sendo adotado desde 1985 na usina Costa Pinto (no mesmo rio Piracicaba). Em 1994 foi empregado em Ubatuba, para limpar as estações de esgotos daquela cidade.

18 de mai. de 2011

Resumo: Pré Socráticos


   Podemos afirmar que foi a primeira corrente de pensamento, surgida na Grécia Antiga por volta do século VI a.C. Os filósofos que viveram antes de Sócrates se preocupavam muito com o Universo e com os fenômenos da natureza. Buscavam explicar tudo através da razão e do conhecimento científico. Podemos citar, neste contexto, os físicos Tales de Mileto, Anaximandro e Heráclito. Pitágoras desenvolve seu pensamento desenvolvendo a ideia de que tudo preexiste a alma, já que esta é imortal. Demócrito e Leucipo defendem a formação de todas as coisas, a partir da existência do átomo.

Resumo :Pós-Socráticos

  Esta época vai do final do período clássico (320 a.C) até o começo da Era Cristã, dentro de um contexto histórico que representa o final da hegemonia política e militar da Grécia.
   Ceticismo: de acordo com os pensadores céticos, a dúvida deve estra sempre presente, pois o ser humano não consegue conhecer nada de forma exata e segura.
   Epicurismo: os epicuristas, seguidores do pensador Epicuro, defendiam que o bem era originário da prática da virtude. O corpo e a alma não deveriam sofrer para: desata forma, chega-se ao prazer.
   Estoicismo: os sábios estoicos como, por exemplo, Marco Aurélio e  Sêneca, defendiam a razão a qualquer preço. Os fenômenos exteriores a vida deviam ser deixados de lado, como a emoção, o prazer e o sofrimento.

Resumo: Pensamento Medieval


   O pensamento da idade média foi muito influenciado pela igreja Católica desta forma, o teocentrismo acabou por definir as formas de sentir, ver e também pensar durante o período medieval. De acordo com Santo Agostinho, importante teólogo romano, o conhecimento e as ideias eram de origem divina. As verdades sobre o mundo e sobre todas as coisas deviam ser buscadas nas palavras de Deus.
   Porém, a partir do século V até o século XIII, uma nova linha de pensamento ganha importância na Europa. Surge a escolástica, conjunto de ideias que visava unir a fé com o pensamento racional de Platão e Aristóteles. O principal representante dessa linha de pensamento foi, Santo Tomás de Aquino.

Os sonhos e as crises nas relações sociais


   Você não precisará de sonhos para atravessar um pequeno atrito com alguém, mas precisará deles para superar suas tempestades emocionais, para vencer uma crítica injusta, uma calúnia, uma discriminação, uma deslealdade.
   Precisará sonhar com a leveza da vida para superar as decepções causadas pelos estranhos e para vencer as mágoas causadas pelas pessoas que você ama.
   Precisará sonhar com a solidariedade para compreender os erros dos outros, perdoas seus atos insensatos, ter esperança de que um dia mudarão. Precisará de sonhos para entender que ninguém pode dar o que não tem.

Objetivos da arte Grega



  -Conhecer a arte grega nos períodos clássicos e helenísticos.
  -Identificar diferentes fases da arte grega.
  Foram os gregos que descobriram os métodos de representar o homem e a natureza na escultura, na pintura e na arquitetura.
  A arte grega nasceu com uma função prática: o artista era considerado um ser útil na sociedade e respeitados por suas habilidades artesanais.
  O artista grego ornamentava um templo, um jarro, como um profissional. Ele seguia a orientação de um mestre, e sua criatividade era limitada ao padrão da época.
  A arte grega teve seu período teve seu período de ouro chamado de período clássico, no século “V” a.C., em Atenas.
   Deram mais movimento às rígidas formas egípcias de representar, gravando no rosto de suas estátuas gregas o chamado “sorriso arcaico” (antigo), a fim de dar impressão de vida interior às estátuas.

O conflito no Saara Ocidental


   O Saara Ocidental foi invadido pelo Marrocos em 1976, e apresenta uma situação característica bastante peculiar. Para entender essa situação, é preciso conhecer alguns aspectos da história da região.
   Com a independência das últimas colônias africanas, na segunda metade da década de 1970, o atual Saara Ocidental, que desde 1884 pertencia à Espanha, passou a ser disputado por países vizinhos, principalmente o Marrocos, por ser uma região extremamente rica em fosfato.
   Em novembro de 1975, o rei marroquino Hassan realizou a marcha verde e ocupou parte da área em disputa. No ano seguinte, a Espanha cedeu a colônia ao Marrocos e a Mauritânia, que perdeu sua parte para o primeiro em 1979.
   Entretanto, desde 1973, havia ao Saara Ocidental a organização frente Polisário, que lutavam pela independência do território. Logo após a saída dos espanhóis, a Frente Polisário estabeleceu a república Aranhóis, a Frente Polisário estabeleceu a república árabe democrática Saarauí, no reconhecida pela ONU.
   Em 1987, foi construído um muro de 1800 km de extensão, separando a área sobre controle do Marrocos da área controlada pela Frente Polisário. O cessar-fogo entre as partes foi definido em 1991, mas o plebiscito que irá decidir o futuro da região, programado para 1992, ainda não foi realizado. Desde então, tropas da ONU permanecem no Saara Ocidental, Onde a Guerra já produziu mais de 10 mil mortos e quase 200 mil refugiados em países vizinhos.

Energia mecânica


   Energia mecânica é, resumidamente, a capacidade de um corpo produzir trabalho.
   Energia mecânica é a energia que pode ser transferida por meio de força. A energia mecânica total de um sistema é a soma da energia potencial com a energia cinética. Se o sistema for conservativo, ou seja, apenas forças conservativas atuam nele, a energia mecânica total conserva-se e é uma constante de movimento. A energia mecânica “E” que um corpo possui é a soma da sua energia cinética “c” mais energia potencial “p”.
   Uma força é classificada como sendo conservativa quando um trabalho realizado por ela para movê-lo de um lugar a outro independentemente do percurso, isto é, do caminho escolhido. Esclarecendo: para carregar um saco de batatas e transportá-lo morro acima. , o caminho escolhido pode ser mais longo, caminhando circularmente ou um caminho mais curto e reto, mas através de uma ladeira íngreme. A força gravitacional é um tipo de força conservativa. Um exemplo de força não conservativa é a força de atrito que também é chamado de força dissipativa.
   Há uma lei fundamental da física que é a da conservação da energia mecânica de um corpo: E=K+U= constante, se um corpo está sob a ação somente de forças conservativas. Isso equivale a dizer que se a energia cinética de um corpo aumenta, a energia potencial deve diminuir e vice-versa de modo a manter E constantante.
  

10 de mai. de 2011

Os arquipélagos econômicos coloniais

   As atividades econômicas brasileiras até o desenvolvimento da economia cafeeira do século XIX eram regionais, isoladas umas das outras.
   Podia-se dizer que economicamente o Brasil era formado por “ilhas” desarticuladas entre si e voltadas para o exterior. Assim ocorria com a cana-de-açúcar no Nordeste e a mineração no Sudeste.
   Esses “arquipélagos” encaixava-se perfeitamente no conceito do capitalismo comercial, que visava ao acumulo de capital e metais preciosos para fortalecer o poder real.

Os sonhos e a juventude


  Jovens, vocês não precisarão de sonhos se optarem por gastar o dinheiro dos seus pais, explorá-los e achar que eles são obrigados a satisfazer os seus desejos. Também não precisarão de sonhos para diz que eles são chatos, caretas, ultrapassados, controladores, impacientes, incompreensíveis.
   Mas precisarão de muitos sonhos para garimpar o ouro que se esconde no coração de seus pais. Precisarão de sonhos para entender que eles não deram tudo o que vocês quiseram, mas deram tudo o que puderam. “Precisarão dos “sonhos” sábios para entender e suportar os ‘nãos” dos seus pais, pois os “nãos” da vida.
   Precisarão de sonhos para descobrir que seus pais perderam noites de sono para que vocês dormissem tranquilos, derramaram lágrimas para que vocês fossem felizes, adiaram alguns sonhos para que vocês sonhassem.
   Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), o índice de desemprego entre os jovens é altíssimo. Muitos não terão chance no mercado competitivo e agressivo.  A situação piora porque muitos estão despreparados para ousar, criar, empreender. Mas não tenham medo. Saibam que seus pais e outras pessoas apostam em você, apesar de suas falha; acreditam em vocês, apesar dos seus defeitos.
   Por isso, agora, vocês precisam de grandiosos sonhos para enfrentar suas crises, superar suas passividades e amar o desafio. Assim, escaparão do rol dos frustrados, sairão da sombra dos seus pais e construirão sua própria história.

Os últimos socialistas

   Após o fim da URSS e do mundo que essa potência comandava Coréia do Norte, Cuba e Vietnã, ao lado da China, são os últimos países socialistas. Para superar problemas econômicos, o Vietnã seguiu o exemplo Chinês, isto é, reúne uma ditadura de partido único com mecanismos de economia de mercado.
   A Coréia do Norte, socialista irredutível, enfrenta uma situação muito difícil, causada principalmente, principalmente, pelo isolamento em que se colocou em ralação ao resto do mundo,  em virtude de sua postura radical de não adotar mecanismos de economia de mercado . Em Cuba, Fidel Castro já fez algumas concessões para tentar melhorar a economia do país.

Tratado de Madri





  O Tratado de Madri, assinado em 1750, praticamente garantiu a atual extensão territorial do Brasil.
   O novo acordo anulou o tratado de Tordesilhas e determinou que as terras pretenderiam a quem de fato as ocupasse (princípio do uti possidetis).
    Portanto, a Espanha reconheceu os direitos dos portugueses sobre as áreas dos atuais estados de Mato Grosso do Sul. Goiás. Tocantins, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Amazonas, Rondônia, Pará, Amapá, entre outras.

O conceito de propriedades coligativas

   Existem quatro propriedades das soluções que dependem da quantidade de partículas de soluto dissolvidas em certa quantidade de solvente, mas não da natureza dessas partículas dissolvidas.
   Elas são conhecidas como propriedades coligativas, palavra que vem do latim co, que indica a participação simultânea, e ligare, que significa unir, ligar.
   As quatro propriedades coligativas, que estudaremos a partir desse ponto são o abaixamento da pressão de vapor, o aumento de temperatura de ebulição, o abaixamento de temperatura de solidificação e a tendência de o solvente atravessar determinadas membranas de permeabilidade seletiva.

15 de mar. de 2011

Conheça os aborígenes

   
   Habitantes originais da Austrália, os aborígenes de pele negra eram os donos do país-continente há 30 mil anos, quando os ingleses chegaram em 1770. Dominados e relegados a segundo do plano, os nativos- hoje apenas 2% da população australiana- foram desde o início marginalizado pela sociedade branca. Até 1967 os aborígenes tinham poucos direitos: não podiam votar nem possuir propriedades nem tirar passaporte.
   O governo australiano manteve uma política de “embranquecimento” da população da população até o início dos anos 1970. A ideia principal dessa política era forçar a assimilação dos aborígines à população branca, impedindo que os mestiços se casassem com outros membros de seu grupo étnico. As autoridades australianas acreditavam que, após algumas gerações, os aborígenes, que só poderiam se casar com brancos, seriam assimilados genética e culturalmente.
    O principal instrumento dessa politica foram orfanatos para onde eram levados as crianças aborígenes mestiças, mantidas longe da família, mesmo não sendo órfãs. Os orfanatos eram dirigidos pelas igrejas. Anglicana e Católica. Tais crianças ficaram conhecidas como “a geração perdida” e os últimos orfanatos fecharam nos anos 1970, com o fim da política de assimilação.
    Os anos de discriminação, no entanto, deixaram um pesado fardo sobre a minoria étnica. Ainda hoje, ela constitui o grupo mais desfavorecido da Austrália, apesar dos muitos programas para sua inserção na sociedade. O desemprego entre os aborígenes é mais do que o dobro da média nacional: dos jovens de 16 anos, apenas 57% estão na escola, contra um índice de 83,5% entre os restantes dos australianos. Também são desproporcionadamente  mais  altas as taxas de alcoolismo, violência doméstica e uso de drogas entre os membros da minoria étnica.  

Como é formada a ONU? E qual a sua função?

   
   O órgão mais importante dessa associação é o conselho de segurança. Formado por representantes de cinco países (EUA, Inglaterra, França, China e Rússia), membros permanentes com o poder exclusivo de veto ás decisões da organização, e de dez países eleitos a cada dois anos. Qualquer decisão do conselho de segurança entre os cinco membros.
   A função do conselho de segurança é manter a paz e a segurança no mundo. Por isso, ele tem o poder de investigar qualquer ameaça de conflito, de sugerir soluções para acordos de paz e adotar sanções, como o corte de relações diplomáticas e embargos econômicos.
   A Assembleia Geral é o órgão central que discute os problemas de interesse da ONU. É composta de delegações de todos os países membros. Entretanto, esse órgão não decide sobre questões de segurança e cooperação internacional. A Secretaria Geral,  a corte internacional e Justiça e Conselho Econômico e Social são os outros órgão da ONU. S organização possui ainda agências especializadas que se ocupam de problemas específicos, como saúde, educação, trabalho e outros.
    Assista um video sobre a ONU: Clicando aqui.

A humanidade está divida em cinco grupos

   Cientistas que estudam o DNA de 52 grupos humanos em todo o mundo concluíram que as pessoas permanecem a 5 grandes grupos, correspondentes às principais regiões geográficas do planeta: África, Melanésia e Américas.
   O estudo, baseado em análises do genoma humano, é considerado o mais completo na busca por padrões genéticos correspondentes às maiores regiões geográficos. De maneira geral, essa divisão corresponde a noção popular da raça, segundo os pesquisadores. Os cientistas analisaram seguimentos de DNA conhecidos como marcadores- similares em testes que estabelecem a identidade genética. O estudo mostra que, ao estudarmos os marcadores, podemos identificar a região geográfico de onde vem a pessoa. O resultado mostrou que “a ascendência declarada pela própria população normalmente é um bom indicativo de seu ancestral genético”.  Em outras palavras, se alguém diz que tem ascendência europeia, provavelmente terá similaridades genéticas com os europeus. A informação é útil porque, em vez de analisar o DNA de um indivíduo, o médico pode perguntar sua raça ou continente de origem e conseguir informações sobre suas características genéticas.
   Apesar de o conceito de raça ser considerado controvertido, podemos dizer que o mesmo é válido para pesquisas médicas, porque reflete as  diferenças genéticas que surgiram desde que as populações deixaram a África e se espalharam pelo mundo.       

28 de fev. de 2011

Conceito de espécie.

   Segundo Lineu, as espécies eram seres semelhantes a determinados “tipos” ideais, imutáveis como padrão de comparação da evolução e muitas discussões  sobre os critérios mais adequados para proceder as classificações, o conceito de espécie mudou bastante, mas simplificando, podemos dizer que espécies são populações de indivíduos muito semelhantes quanto a aspectos morfológicos, genéticos, bioquímicos etc. e que apresentam compatibilidade sexual, ou seja, são capazes de cruzamento em condições naturais, dando descendência  fértil. 
   Normalmente, seres de espécies diferentes não trocam genes, ou seja, não se reproduzem. Às vezes pode ocorrer espécies claramente distintas, como cavalo e jumento, se cruzem. No entanto, seus descendentes, as mulas, não são férteis, sendo chamados híbridos estéreis.
   Essa definição de espécie é satisfatória; apesar disso, é fácil perceber que nem sempre o critério de compatibilidade sexual pode ser usado. No caso de fósseis ou de certos micro-organismos que se reproduzem sexualmente, por exemplo, essa regra não pode ser aplicada. 

A sistemática molecular

   De Lineu até hoje, os recursos dos sistematas para a escolha de novos critérios de classificação das espécies evoluíram bastante. Alguns desses recursos são as novas técnicas de microscopia ópitca, a microscopia eletrônica, a análise bioquímica e, especialmente, a decifração das sequências dos nucleotídeos (DNA) que constituem os genes; neste, foi importante o papel dos computadores, que processam milhões de proteínas, o chamado proteoma, de uma determinada espécie.
   Nessa nova área de pesquisa (genoma-proteoma), surgiu a possibilidade de comparar a sequência de nucleotídeos e, portanto, dos aminoácidos das proteínas especialmente das enzimas, que ocorrem em diferentes espécies. Muitas dessas moléculas são iguais em diferentes organismos, indicando que em algum ponto remoto ou recente, de suas evoluções, eles tiveram ancestrais comuns.
    Hoje a tendência é a sistemática molecular, baseada no estudo comparativo das moléculas (DNA, RENA e proteínas) presentes nos mais diferentes organismos.