24 de jun. de 2010

A rebeldia dos escravos


  Os índios nunca admitiram o cativeiro .Foram bravos guerreiros e lutaram até o fim para não serem capturados .Tinham mais horror da escravidão do que da morte .E, quando se tornavam escravos ,estavam sempre planejando fugas e rebeliões .
  Uma das formas de resistência negra foram os quilombos :os quilombos não eram só um lugar onde se escondiam os escravos foragido .Eram muito mais que isso .Podia ter dezenas ou milhares de moradores .A maioria era de ex-escravos fugitivos, mas alguns quilombos permitiam a vinda de outras pessoas da população oprimida: índio ,mulatos pobres ,prostitutas .
  Os quilombos ficavam na floresta ,mais ou menos longe das povoações portuguesas (o suficiente para se protegerem) .Todos trabalhavam e não haviam diferenças sociais acentuadas como na sociedade colonial .
Havia quilombos em todo lugar onde existiam escravos :do Rio Grande do Sul à Amazônia .Existiam também maneiras sutis de resistência .O escravo ,por exemplo ,fazia corpo mole para trabalhar o menos possível .Escravas grávidas preferiam abortar a ter um filho sem liberdade .Muitos escravos não agüentaram a saudade de casa e a vida desgraçada e simplesmente se mataram .
  Tudo isso nos revela que idéias como “os negros se submetiam com mais facilidades que o índio” e “os negros sempre foram mais passivos ,aceitando humildemente sua situação” não passa de um preconceito ...

Um comentário: