Computador é aquele que faz contas na verdade, hoje em dia, as operações que podem ser realizadas por um computador vão bem além de contas "triviais" que marcaram o seu início e que motivaram a sua construção.
Sabe-se que na história da informatica houveram milhões de computadores e as melhores inovações de cada época.
O primeiro computador foi inventado em 1946, e foi construido pelo ENIAC. Construido na universidade da Pensilvânia, o ENIAC apresenta alta velocidadeno processo digital, aproximadamente 200 operadores por segundo. Seu objetivo era ajudar o exercito americano durante a segunda guerra mundial. Apesar de não poder armazenar programas, e guardar mais que 20 dezenas de números digitais, o ENIAC podia realizar aproximadamente 5.000 somas por segundo, ou seja, podia calcular a trajetória ou ângulo de uma bomba em 20 segundos.
Aparti de 1945 a evolução dos computadores ocorrem tão rapidamente, que para serem melhores estudados eles foram divididos em gerações.
1° Geração (1946-1956) Os computadores eram baseados valvúlas eletrônica. As valvúlas possuiam muitas desvantagens, sendo muito grandes, com alto preço, e com uma baixa velocidade nas operações e queimavam com facilidades.
2° Geração (1957-1964) Os computadores passaram a utilizar transitores que aumentavam sua velocidade. Eles eram bem menores e mais rápidos e não queimavam com tanta facilidade.
3° Geração (1964-1981) Nessa geração houveram diversos tipos de computadores, entre eles estavam a Intel 4004 onde foi desenvolvido o 1° microprocessador. Esse microprocessador combinaria todos os computadores da cpu em um único chip programável.
Em 1971 foi liberada a venda ao público, apesar de não ser muito poderoso ele possuía 2250 transitores e podia realizar 60 mil operações por segundo. Já em 1976, surgiu um dos 1°microprocessadores de 16 bits o TMS 9900 comercializados pelo Texas Instruments.
Nenhum comentário:
Postar um comentário