As células típicas do sistema nervoso, os neurônios, têm forma bastante adaptada à sua função. São muito longas, chegando às vezes a quase um metro de comprimento. Esse formato lhe permite conduzir, de uma região para outra, as mensagens do sistema nervoso, que também são chamados impulsos nervosos.
O neurônio tem um corpo celular, onde fica o núcleo e uma parte do citoplasma. Do corpo celular, saem vários prolongamentos chamados dendritos. Do outro lado, há outro prolongamento, o axônio. O axônio e dendritos são chamados fibras nervosas, e têm o papel de conduzir os impulsos nervosos.
Nem sempre as terminações curtas são dendritos: nem sempre as longas são axônio. O critério para classificar uma fibra nervosa como dendritos é o fato de ela sempre fazer o impulso para o corpo celular. O axônio, ao contrário, leva o impulso para fora do corpo celular.
Tipos de neurônios
Há três tipos de neurônios em nosso sistema nervoso:
Neurônios sensoriais: trazem informações dos órgãos dos sentidos até a medula espinhal ou encéfalo. Geralmente, possuem dendritos longos e um axônio curto.
Neurônios motores: levam da medula ou do encéfalo, as ordens que serão executadas pelos músculos ou pelas glândulas. Comumente, têm dendritos curtos e um axônio longo.
Neurônio de associação: são também chamados neurônios de conexão. Estão presentes no interior dos centros nervosos (medulas espinhal e encéfalo) e fazem a ligação entre neurônios sensoriais e motores.